CONHECENDO O ANO
LITÚRGICO
O
Ano Litúrgico é o “calendário religioso”. Por ele, o povo cristão revive
anualmente todo o Mistério da Salvação centrado na Pessoa de Jesus, o Messias.
O Ano Litúrgico contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação;
contudo, não coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e
termina no dia 31 de dezembro.
O
Ano Litúrgico, por sua vez, começa com o Primeiro Domingo do
Advento e termina na última semana do
Tempo Comum, onde se celebra a solenidade de Nosso Senhor Jesus
Cristo, Rei do Universo (Domingo do Cristo Rei). Em outras palavras,
ele começa e termina quatro semanas antes do Natal, cumprindo sempre três
ciclos: A, B e C.
No
Ano (ou ciclo) A, predomina a leitura do Evangelho de São Mateus; no Ano (ou
ciclo) B, predomina a leitura do Evangelho de São Marcos e no Ano (ou ciclo) C,
predomina a leitura do Evangelho de São Lucas. O Ano Litúrgico é composto de
diversos “tempos litúrgicos” e sua estrutura é a seguinte:
- Tempo do Advento
- Tempo do Natal
- Tempo Comum (Primeira parte)
- Tempo da Quaresma
- Tríduo Pascal
- Tempo Pascal
- Tempo Comum
Tempo do Advento
Início: Primeiro Domingo do Advento
Término: 24 de dezembro, à
tarde.
Esse
tempo é dividido em duas partes: do início até o dia 16 de dezembro, a Igreja
se volta para a segunda vinda do Salvador, que vai acontecer no fim dos tempos.
A partir do dia 17 até o final, a Igreja se volta para a primeira vinda do
Salvador, que se encarnou no ventre de Maria e nasceu na pobre gruta de Belém.
Duração do tempo: quatro semanas
Espiritualidade: Esperança
Ensinamento: anúncio da vinda do
Messias
Cor: Roxa
O
terceiro Domingo é chamado Domingo “Gaudete”,
ou seja, Domingo da alegria. Essa alegria é por causa do Natal que se aproxima.
Nesse dia, pode-se usar cor-de-rosa. É uma cor mais suave.
Personagens
bíblicos mais lembrados nesse tempo: Isaías, João Batista e Maria.
O Símbolo mais comum desse Tempo é a Coroa do Advento, com quatro velas a serem acesas a cada Domingo.
O Símbolo mais comum desse Tempo é a Coroa do Advento, com quatro velas a serem acesas a cada Domingo.
Outras anotações: usa-se instrumentos
musicais e ornamenta-se o altar com flores; porém, com moderação. A recitação
do Hino de Louvor (“Glória a Deus nas alturas”) é omitida.
Tempo de Natal
Início: 25 de dezembro
Toda
semana seguinte a esse dia é chamada Oitava de Páscoa. São dias tão solenes
quanto o dia 25.
No
primeiro Domingo após o dia 25 de dezembro, celebra-se a Festa da Sagrada
Família; porém, quando o Natal do Senhor ocorrer no Domingo, a Festa da Sagrada
Família se celebra no dia 30 de dezembro.
No
dia 01 de Janeiro, celebra-se a Solenidade da Santa Maria, Mãe de Deus.
No segundo domingo depois do Natal (entre 2 e 8 de janeiro), celebra-se a Solenidade da Epifania do Senhor.
No segundo domingo depois do Natal (entre 2 e 8 de janeiro), celebra-se a Solenidade da Epifania do Senhor.
No
domingo seguinte à Epifania ocorrer no Domingo 7 ou 8 de janeiro, a Festa do
Batismo do Senhor é celebrada na segunda-feira seguinte.
O
Tempo do Natal termina com a Festa do Batismo do Senhor.
Cor: Branco
Espiritualidade: Fé, alegria, acolhimento
Ensinamento: O Filho de Deus se fez Homem
Símbolos: presépio, luzes.
Espiritualidade: Fé, alegria, acolhimento
Ensinamento: O Filho de Deus se fez Homem
Símbolos: presépio, luzes.
Tempo Comum (Primeira
Parte):
Início: primeiro dia logo
após a Festa do Batismo do Senhor.
O
Tempo Comum é interrompido pela Quaresma. Com isso, essa primeira parte vai até
a Terça-feira de Carnaval, pois na Quarta-feira de Cinzas já começa o Tempo da
Quaresma.
Cor: Verde
Espiritualidade do Tempo Comum: Escuta da Palavra de Deus.
Ensinamento: Anúncio do Reino de Deus
Espiritualidade do Tempo Comum: Escuta da Palavra de Deus.
Ensinamento: Anúncio do Reino de Deus
Tempo da Quaresma
Início: Quarta-feira de Cinzas
Término: Quinta-feira Santa de manhã
Espiritualidade: Penitência e
conversão
Ensinamento: A Misericórdia de Deus
Cor: Roxa
Ensinamento: A Misericórdia de Deus
Cor: Roxa
O
quarto Domingo é chamado “Laetare”,
ou seja, Domingo da Alegria. Semelhante ao terceiro Domingo do Advento, o
quarto da Quaresma também é caracterizado pela alegria da Páscoa que se
aproxima. Nesse dia, também pode-se usar paramento cor-de-rosa, que é uma cor
mais suave.
O
sexto Domingo da Quaresma é Domingo de Ramos na Paixão do Senhor. Nesse dia, a
cor é Vermelha. Também nesse dia, inicia-se a Semana Santa.
Observações para o
Tempo da Quaresma:
excetuando o Domingo “Laetare” (Alegria), não se ornamenta o altar com flores e
o toque de instrumentos musicais é só para sustentar o canto. Durante todo o
Tempo, omite-se o Aleluia, bem como também o Hino de Louvor.
Tríduo Pascal:
Terminado
a Quaresma na Quinta-feira Santa de manhã, a partir da tarde desse dia, começa
o Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa;
Sexta-feira Santa e Sábado Santo.
Na
Quinta-feira, à tarde, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. A cor
do paramento é Branca. Trata-se de uma Missa solene e deve-se ornamentar o
altar com flores. Ao final da Celebração é feito o translado do Santíssimo
Sacramento. Na Sexta-feira Santa, celebra-se a Ação Litúrgica da Paixão e Morte
de Nosso Senhor Jesus Cristo. Essa celebração não é Missa. A cor é vermelha.
No
Sábado Santo, à noite, celebra-se a Vigília Pascal, mãe de todas as vigílias.
Tempo Pascal:
Início: Primeiro Domingo da Páscoa
Toda a semana seguinte a esse dia é chamada Oitava de Páscoa. São dias tão solenes quanto àquele primeiro Domingo.
No
sétimo Domingo da Páscoa, celebra-se a Solenidade da Ascensão do Senhor.
O Tempo Pascal termina com a Solenidade de Pentecostes.
O Tempo Pascal termina com a Solenidade de Pentecostes.
Espiritualidade do
Tempo Pascal:
Alegria em Cristo Ressuscitado.
Ensinamento: Ressurreição e vida,
início do discipulado, envio à missão.
Cor: Branca
Tempo Comum (Segunda Parte):
O
Tempo Comum que havia sido interrompido pela Quaresma, reinicia na
Segunda-feira após a solenidade de Pentecostes. No Domingo seguinte, celebra-se
a Solenidade da Santíssima Trindade. Nesse dia, a cor é Branca.
Na
Quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, celebra-se a Solenidade do
Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo (“Corpus Christi”).
A
duração do Tempo Comum, contanto desde a primeira parte, é de 34 semanas. Na 34ª
semana, mais especificamente na véspera do Primeiro Domingo do Tempo do
Advento, termina o Tempo Comum e, consequentemente termina aquele Ano
Litúrgico, devendo, portanto, iniciar o outro como primeiro Domingo do Tempo do
Advento.
AS
CORES DO ANO LITÚRGICO
Como a liturgia é ação simbólica,
também as cores nela exercem um papel de vital importância, respeitada a
cultura de nosso povo, os costumes e a tradição. Assim, é conveniente que se dê
aqui a cor dos tempos litúrgicos e das festas. A cor diz respeito aos
paramentos do celebrante, à toalha do altar e do ambão e a outros símbolos
litúrgicos da celebração.
Vejamos em qual tempo litúrgico são
usadas e qual o seu sentido:
Cor roxa
Usa-se: No Advento,
na Quaresma, na Semana Santa (até Quinta-Feira Santa de manhã), e na celebração
de Finados, como também nas exéquias.
Cor branca
Usa-se: Na solenidade
do Natal, no Tempo do Natal, na Quinta-Feira Santa, na Vigília Pascal do Sábado
Santo, nas festas do Senhor e na celebração dos santos. Também no Tempo Pascal
é predominante a cor branca.
Cor vermelha
Usa-se: No Domingo da
Paixão e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na
celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas.
Cor rosa
Pode-se usar: No terceiro
Domingo do Advento (chamado “Gaudete”) e no quarto Domingo da Quaresma chamado
“Laetare”). Esses dois domingos são classificados, na liturgia, de “domingos da
alegria”, por causa do tom jubiloso de seus textos.
Cor preta
Pode-se usar na celebração de Finados.
Esta cor gradualmente está sendo preterida em favor do roxo.
Cor verde
Usa-se: Em todo o
Tempo Comum, exceto nas festas do Senhor nele celebradas, quando a cor
litúrgica é o branco.
Cor dourada
É usado nas grandes solenidades do
Ano Litúrgico como Páscoa, Natal, Ordenações…
Pouco usado hoje em dia. É a cor das
grandes solenidades e grandes festas litúrgicas.
Em muitos casos substitui as
demais cores, assim como o branco.
EXPLICANDO MELHOR!
As diferentes cores das vestes
litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados, e
também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do ano
litúrgico. No princípio havia uma certa preferência pelo branco. Não existiam
ainda as chamadas “cores litúrgicas”.
Estas cores foram fixadas em Roma no
século XII. Em pouco tempo os cristãos do mundo inteiro aderiram a este
costume.
Nota explicativa: Se uma festa
ou solenidade tomar o lugar da celebração do tempo litúrgico, usa-se então a
cor litúrgica da festa ou solenidade.
Exemplo: em 8 de dezembro, celebra-se a Solenidade da Imaculada Conceição. Neste
caso, a cor litúrgica é então o branco, e não o roxo do Advento. Este mesmo
critério é aplicável para a celebração dos dias de semana.
OBS: Apesar
das imagens do ANO LITÚRGICO serem quase sempre "circulares",
recomenda-se que se passe a usar a s imagens em "espiral" para que se
tenha a percepção de que ele "não termina", recomeça sempre a cada ciclo
com os anos A, B e C.
FONTE:
Adam,
Adolf. O Ano Litúrgico. São Paulo:
Paulinas, 1982. (Adaptado).
Diversas Internet.
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