DINÂMICAS PARA ADOLESCENTES - CRISMA OU PERSEVERANÇA
As dinâmicas devem ser adaptadas conforme o conteúdo do encontro e as leituras bíblicas.
1- MÍMICA
Objetivo: Valor da comunicação
Recursos: papel
Procedimento:
Colocar vários temas em papeizinhos escritos,
ações ou momentos bíblicos e sortear para cada integrante do grupo. Cada pessoa
deve fazer a mímica do tema que tirou, e o grupo deve adivinhar. Esta atividade pode ser usada como recurso
para introdução de uma lição também.
Aplicação:
Ao transmitir uma mensagem, você busca estratégias para que os outros o
compreendam. Nós, ao transmiti-la, nos esforçamos para que os outros nos
compreendam da mesma forma que os outros se esforçam para nos compreender.
Deus enviou
uma mensagem para você, cabe a você prestar atenção e todos os dias se
aprofundar no conhecimento.
(Vamos trabalhar
sobre a mensagem que Deus quer transmitir para nós)
2-
SE...
Objetivo: Vamos trabalhar sobre os sinais do
nascimento de Jesus em comparação com os sinais de Sua breve volta.
Recursos: Canetas e cópias do material
elaborado.
Procedimento:
Prepare um questionário contendo
perguntas cujas respostas podem colocar em evidência as diferenças de opinião
entre os integrantes do grupo.
Se...
Se... pudesse
entrar num túnel do tempo, em que época escolheria viver ?
Se... pudesse ir
morar em outra parte do mundo, para onde iria ?
Se... ganhasse um
milhão de dólares, como gastaria ?
Se... pudesse
mudar algo em uma pessoa, o que escolheria ?
Se... pudesse
mudar algo em sua casa (escola, curso, etc.), o que mudaria ?
Se... pudesse ser
outra pessoa, quem escolheria ser ?
Se... pudesse ter
resposta para uma questão difícil, qual escolheria ?
Distribua as folhas e dê tempo
suficiente para que todos elaborem as suas respostas. Reúna o grupo, apresente
as questões uma a uma e de oportunidade a todos para expressarem a sua opinião
e justificarem suas escolhas.
Aplicação:
Aproveite a
ocasião para alertar o grupo quanto aos valores nos quais estão baseadas suas
escolhas. São valores condizentes com os de Deus? Nossas escolhas interferem na
nossa salvação, por isso, cada uma delas deve ser analisada. Jesus voltará em
breve e quer vê-lo no Céu. Meditem sobre o significado de buscar a Deus em
primeiro lugar.
3
- MEDO
DE DESAFIOS - (Tema : Gravidez
na Adolescência. Usar como referência o texto da Anunciação. Exemplo: “Maria
descobre que está grávida...”)
Objetivo: trabalharemos
a confiança nos propósitos de Deus para nossa vida.
Recurso: caixa, uma fruta ou chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Recurso: caixa, uma fruta ou chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:
Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo a fruta e um bilhete: COMA A FRUTA! Pede-se à turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte para turma:
Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo a fruta e um bilhete: COMA A FRUTA! Pede-se à turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte para turma:
– Estão vendo esta caixa?
Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com
ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar.
Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser
cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante fazer suspense para
que a turma sinta medo da caixa, dizendo
que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Aplicando:
O objetivo desta dinâmica é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.
O objetivo desta dinâmica é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.
4-
DESCOBRIR QUEM É - apresentação de Jesus no
templo.
Objetivo: Vamos trabalhar sobre a vontade de Deus
para nossa vida.
Recursos: Venda para os olhos
Procedimento:
Um círculo grande com
todos os participantes. Um deles, de olhos vendados, vai passando dentro do círculo
até encontrar um participante. Examina-o detalhadamente com o tato (mãos),
tentando adivinhar quem é. Quando descobrir quem é, lhe será retirada a venda
dos olhos e o outro assumirá o seu papel
Aplicando: Para identificarmos nossos amigos precisamos conhecê-los,
da mesma forma para identificarmos Jesus e sua breve volta precisamos
conhecê-Lo bem. Se não conhecemos Jesus,
não somos capazes de identificar os seus sinais. Esse conhecimento se dá
através da Bíblia. Se nossa vida não é repleta da Sua presença, dificilmente reconheceremos
seus sinais. Os dois servos de Deus que estavam no templo, reconheceram Jesus
porque estudavam Sua palavra e se encontravam com Deus a cada dia através da
oração.
5 - PRESENTES
Objetivo:
Vamos trabalhar o
lugar que Deus tem ocupado no coração dos adolescentes.
Recursos:
Caixas de presentes
Procedimento:
Cada
adolescente deve receber a sua caixinha de presente. Contar a história sobre os
presentes que os sábios do Oriente trouxeram. Fazê-los refletir no melhor
presente que hoje poderiam dar para Jesus. Peça para que escrevam em um papel e
coloquem dentro da caixinha. Em seguida, solicite que façam uma oração e
entreguem através dela, seus presentes para Jesus.
Coloque
estes presentes num lugar especial na sala e durante a festa de despedida do
ano (ou de encerramento do ciclo, férias, etc.), devolva a cada um o seu presente fazendo-os
refletir se mudariam o presente ou não. Dê outro papel àqueles que quiserem
mudar o presente. Voltem a orar por eles e deixe-os levar para casa para que se
lembrem a cada dia, daquilo que ofereceram a Jesus.
Aplicando: Deus
nos deu Seu maior presente, Seu único Filho para que desse a vida por nós. Precisamos
sempre nos lembrar disso e refletir sobre o que temos dentro do nosso coração
que merece ser entregue a Jesus e o que deve ser jogado fora, porque não pode
ocupar o mesmo lugar que Jesus ocupa.
6 - TELEFONE SEM FIO
Objetivo:
mostrar como há distorções na comunicação.
Recursos:
Nenhum
Procedimento:
Colocar
quatro adolescentes para fora da classe, escolher outro adolescente e contar
uma história que não seja conhecida por eles. Um dos adolescentes que estava
fora deve entrar e aquele escolhido para contar a história, deve contá-la com o
máximo de detalhes. O adolescente que estava fora, conta a história para um de
seus colegas que entrará na sala, e assim sucessivamente. Os adolescentes perceberão que a história vai
sendo modificada ao ser transmitida de um para outro.
Aplicação:
A história da vida de Jesus foi modificada por alguns escritores que fizeram
livros chamados de apócrifos. Os livros que estão na Bíblia são aqueles não
foram mudados com o tempo. Deus fez com que esses livros não sofressem
alteração, e ainda providenciou para que fossem encontrados os chamados
“Manuscritos do Mar Morto”, que foram guardados logo após a morte de Jesus
durante a perseguição aos cristãos, e mostraram que realmente a Bíblia não
sofreu modificação ao longo da história.
Atenção: Nesta lição, o catequista tratará de um assunto bastante delicado. Alguns
adolescentes podem ter lido o livro, ou assistido o filme “O código Da Vinci”, e queiram tirar dúvidas. Esteja preparado:
conheça esse livro/filme, além dos livros apócrifos.
Se possível
sugira uma pesquisa (ou pesquise você mesmo) sobre os Manuscritos do Mar Morto
e a Pedra de Roseta. Pontue com pontos extras aqueles que trouxerem a pesquisa.
Isso fortalecerá a crença na Bíblia.
Alerte para o
fato de que os olhos são a janela da alma e que cada um de nós precisa ter um
cuidado especial com aquilo que vemos, lemos e assistimos.
7
- COMPLEMENTAÇÃO DE SENTENÇAS
Objetivo:
Auto conhecimento e convívio com o grupo.
Recursos:
Questionário
impresso.
Procedimento:
Complete as
frases abaixo. Não existem respostas certas ou erradas, queremos que você as complete
de acordo com sua maneira de pensar e agir. Não deixe respostas em branco. Procure
ser rápido e não use borracha.
1- Meu objetivo...
2- Eu sou muito...
3- É bom trabalhar com pessoas que...
4- Diante de situações novas...
5- Minha dificuldade...
6- As pessoas pensam que sou...
7- Eu me arrependo...
8- Quando aborrecido (a) costumo...
9- Recuso-me a...
10-Gostaria que meu pai...
11-A garantia de um bom trabalho...
12-Meu objetivo atual é...
13-A coisa que mais me incomoda...
14-Minha maior dificuldade...
15-Penso em mim mesmo...
16-Minhas qualidades são...
17-Meus defeitos são...
18-Espero do meu futuro...
19-Gosto de trabalhar...
20-Quando as coisas estão contra mim...
21-Tenho um temperamento...
22-Não gosto de pessoas...
23-Se eu pudesse esquecer a vez em que...
24-A pior coisa que já fiz...
25-Eu sempre quis...
26-Não posso compreender...
27-Os colegas com quem estudo (trabalho)...
28-Posso perdoar tudo, menos...
29-A dificuldade da maioria das pessoas...
30-Posso trabalhar melhor...
31-Preciso me corrigir...
32-Às vezes sinto-me inseguro (a) em...
33-Sou incapaz...
34-Um fato que me marcou negativamente...
35-Meu maior desejo
36-Meu maior desafio...
37-Costumo nas horas de folga...
38-Na minha escola (no meu trabalho) sinto-me...
39-Um fato que me marcou positivamente...
40-Fico ansioso (a) quando...
Aplicação:
Levar o adolescente a refletir sobre seus defeitos
e qualidades pensando no que pode ser mudado ou aperfeiçoado.
Caso o grupo seja coeso e tenha afinidades o
assunto pode ser discutido com o grupo. Nem sempre a percepção do que é uma
“qualidade” ou um “defeito” é igual para todos.
Obs.:
Se achar extenso o questionário, ou o tempo for curto, diminuir a quantidade de
perguntas.
8
- CORRENTE DE ORAÇÃO
Sugestão
01:
Objetivo:
Fortalecer a
necessidade de relacionamento com Deus.
Recursos: Nenhum
Procedimento:
Começar,
nesta semana, uma corrente de oração. Pode-se determinar um horário e um
propósito para que todos os catequizandos estejam orando. Outra idéia seria
usar o telefone ou internet para fazer os contatos. Nesta sugestão seria
interessante que houvesse um sorteio entre os próprios adolescentes, para
escolherem por quem orariam. Escolheriam o primeiro a começar a corrente (que
pode ser o catequista) e o horário melhor para todos, este ligaria para seu
amigo de oração que por sua vez, oraria por seu amigo sorteado por um tempo pré-estabelecido,
e assim sucessivamente. Todos orarão uns pelos outros todos os dias da semana,
ao fim da semana analisar os resultados.
Sugestão
02:
Objetivo:
Mostrar que a alegria
do pecado é falsa.
Recursos:Limão,
bolo (de preferência confeitado), sal, copo e água.
Procedimento:
Trazer
um pedaço de bolo bem bonito com muito sal. Também pode ser feito sem sal, mas
você mudará a explicação; com sal o efeito será melhor. Analise o que achar
melhor para representar a tentação.
Utilizar
o limão para representar a forma como Deus age, apesar de não parecer tão
saboroso, faz bem e é saudável. Chamar duas pessoas para participar desta
dinâmica, prepare um copo de água para cada um deles. Perguntar o que sentiram.
Aplicação:
O
bolo com sal representa a tentação porque é aparentemente interessante,
atrativa, saborosa, mas quando se experimenta é horrível e enganosa, faz mal ao
corpo, traz conseqüências terríveis. A forma como Deus age é diferente. O limão
é azedo, todos sabem, mas ele faz bem. Não há mentira, engano ou falsidade, ele
é o que é mesmo. Deus trabalha assim, ele não tenta enganar, a grande diferença
é que quando escolhemos andar com Deus, o resultado não é frustrante, mas será
a alegria de estar no Céu.
9- A Palavra de Deus que transforma
Objetivo: Fazer o
grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas e a
transformação que Jesus pode provocar em nossas vidas.
Recursos: Uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água. Venda para os olhos.
Recursos: Uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água. Venda para os olhos.
Procedimento:
Primeiro se explica que a água representa a Palavra de Deus e que os objetos somos nós. Colocar a água na vasilha e dar um objeto para cada pessoa. Mergulhar os objetos na seguinte ordem: a bolinha de isopor; o giz, o vidro de remédio e a esponja. o colocar a bolinha de isopor na água, refletir: a bolinha não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis? Mergulhar o giz na água e refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós? Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que o encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ? Mergulhar a esponja e espremer a água. Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada.
Primeiro se explica que a água representa a Palavra de Deus e que os objetos somos nós. Colocar a água na vasilha e dar um objeto para cada pessoa. Mergulhar os objetos na seguinte ordem: a bolinha de isopor; o giz, o vidro de remédio e a esponja. o colocar a bolinha de isopor na água, refletir: a bolinha não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis? Mergulhar o giz na água e refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós? Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que o encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ? Mergulhar a esponja e espremer a água. Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada.
Aplicação:
Algumas pessoas tiveram a oportunidade de
conhecer Jesus pessoalmente, vivendo na mesma época que Ele. A presença de
Jesus na vida daquelas pessoas as modificou profundamente. Hoje nós temos a
oportunidade também de conhecer Jesus pessoalmente, isso através da Bíblia,
podemos caminhar ao Seu lado cada dia e levar outros a conhecê-Lo pessoalmente.
Atenção:
programe para o próximo sábado ou encontro, um café da manhã especial, um
lanche ou um almoço. A lição pode falar sobre a festa de casamento e a
transformação de água em
vinho. Defina lugar e horário. Pode ser feito um almoço ou uma festa
na casa do(a) catequista; este último é preferível por ser uma grande curiosidade
conhecer sua casa, assim como servirá para aprofundar a amizade. Verifique quem
vai participar, faça um amigo oculto de oração culminando neste dia.
Estimule-os a festejar da forma correta, com alegria e fidelidade ao mesmo
tempo.
10- BATATA QUENTE
Objetivo: Demonstrar a importância da reverência na casa de Deus.
Recursos: Caixa de presente ou saco
para colocar perguntas e aparelho de som. Ainda podem ser usadas bexigas para
esta dinâmica.
Procedimento:
O
catequista deve preparar várias perguntas de como se comportar na Casa de Deus
(reverência, respeito, silêncio, vestes, etc.) a serem debatidas pela classe. Escreva-as
colocando em tiras de papel as questões a serem debatidas. Depois peça para que
todos os alunos formem um grande círculo. O catequista deve colocar a música
para tocar enquanto o recipiente onde foram colocadas as perguntas passa de
aluno para aluno. Quando o catequista parar a música o aluno que estiver com o
recipiente deve tirar uma pergunta e ler para que possam debater. Caso seja
feito com balão o procedimento será o mesmo, mas as questões estarão dentro da
bexiga.
Aplicação: O catequista deverá, ao fim do
debate, fazer seu fechamento levando os alunos a se comprometerem com a reverência dentro da igreja. E buscar ajudar
aos outros a desenvolver reverência.
11
- Salmo da vida
Objetivo: Refletir sobre as prioridades da vida, o lugar que Deus
ocupa em nosso coração.
Recursos: Corações cortados em papel, cola, tesouras, revistas e canetas.
Procedimento:
Para início de ano ler o texto ou contar a história do
"Coração partido":
Certo homem
estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo,
sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu
coração era o mais bonito, pois nele havia muitas marcas, rugas, cicatrizes, além de um lugar bonito onde morava alguém
especial. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais
bonito, com tantas marcas?"
O bom
velhinho, então explicou que, por isso mesmo, seu coração era lindo. Aquelas
marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram, além
disso, em seu coração morava Jesus, alguém muito especial que mudara sua vida.
Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a
experiência do velho, nem a presença de Jesus." Nosso coração é avaliado
diariamente por tudo aquilo que temos nele. Muitas vezes o que vai dentro do
nosso coração é muito bom, contudo outras vezes colocamos só coisas ruins
dentro dele.
Após contar a história distribuir um recorte de coração (papel
ofício dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura.
Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração
de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber
um coração menor e será instruído a colocar dentro dele tudo aquilo o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu
coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor
deverá conduzir o os alunos a entregarem seu coração a Jesus.
Aplicação:
O
que vamos colocar em nosso coração é uma escolha nossa, que fazemos diariamente.
Ninguém pode ver nosso coração a não ser
Jesus. Ele quer não somente vê-lo, mas morar dentro dele, para que possamos ser
felizes.
12-
“RÓTULO”
Objetivo: Refletir sobre as prioridades da vida, o lugar que Deus
ocupa em nosso coração
Recursos: Etiquetas adesivas e pincel atômico.
Procedimentos:
Será
proposto ao grupo que se dividam em duplas. Cada dupla deve refletir nas qualidades
que julga que o outro tenha. Cada adolescente receberá uma etiqueta ou pedaço
pequeno de papel, onde escreverá a qualidade que julga que o amigo tenha e
colará na roupa do amigo, cada um será chamado pelo novo nome. A qualidade que
recebeu do amigo.
Aplicação:
Cada um tem uma característica especial e diferente. Todos temos qualidades, mas uma se diferencia de todas as outras: a HUMILDADE. Esta é uma virtude que devemos cultivar, pois ela transforma vidas, não só a própria vida, como a vida das pessoas que estão ao seu redor.
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