domingo, 29 de janeiro de 2017

Encontro de catequese: Cultivar e guardar a criação

Encontro de catequese: Cultivar e guardar a criação

Vamos contar a passagem bíblica "A criação" Gn 1,1-31 usando caixinhas como essas:
Mostraremos aos nossos catequizandos que "A criação" de Deus é um presente para nós e devemos sempre cultiva-la como forma de respeito e gratidão, sendo assim, iniciaremos nossos encontros referente a Campanha da Fraternidade 2017 desenvolvendo esse tema que é baseado no lema da campanha.
Então vamos ao passo a passo:
Na primeira caixinha o catequista irá contar a seguinte passagem: (pode ser com fantoche, pode se caracterizar de algum personagem).
Gn 1, 1-5 (1º DIA)
1No princípio Deus Criou o céu e a terra. 2A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus se movia sobre a superfície das águas. 3Deus disse: “Faça-se a luz!”. E a luz foi feita. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5Deus chamou à luz “dia” e às trevas “noite”. E houve tarde e houve manhã: primeiro dia.
Obs.: Dentro da caixinha deve ter gravuras e até mesmo objetos como: Algodão simbolizando as nuvens do CÉU, mini globo terrestre simbolizando a TERRA, uma cartolina preta simbolizando as TREVAS, uma pombinha simbolizando o espírito de Deus, Uma lanterna ou vela simbolizando a LUZ. A medida que vai contando a passagem bíblica, o catequista vai ilustrando mostrando os objetos ou gravuras. 
Sugestão de gravuras: 
Gn 1, 6-8 (2º DIA)
6Deus disse: “Faça-se um firmamento no meio das águas para separar as águas das águas”. 7Deus fez o firmamento e separou as águas que estão debaixo do firmamento das águas que estão acima do firmamento. E assim aconteceu. 8Deus chamou ao firmamento “céu”. E houve tarde e houve manhã: segundo dia.

Obs.: Dentro da caixinha deve ter gravuras e até mesmo objetos como: Algodão simbolizando as nuvens do CÉU, mini globo terrestre simbolizando a TERRA, também pode levar uma caixinha ou saquinho com TERRA de verdade. A medida que vai contando a passagem bíblica, o catequista vai ilustrando mostrando os objetos ou gravuras. 

Gn 1, 9-13 (3º DIA)
9Deus disse: “As águas que estão debaixo do céu se reúnam num só lugar e apareça a parte seca”. E assim aconteceu. 10Deus chamou à parte seca “terra” e à massa das águas, “mar”. E Deus viu que isso era bom. 11E Deus disse: “A terra produza vegetação: plantas que deem sementes e árvores frutíferas que deem sobre a terra fruto com a própria semente, cada qual segundo sua espécie”. E assim aconteceu. 12A terra produziu vegetação: plantas que produzem semente, cada qual segundo a própria espécie, e árvores que dão fruto cada qual com sua semente, segundo a própria espécie. Deus viu que isso era bom. 13E houve tarde e houve manhã: terceiro dia.

Obs.: Dentro da caixinha deve ter gravuras e até mesmo objetos como: Copo com água simbolizando a água, Um copo com terra simbolizando a terra, galhas de plantas, sementes, frutas simbolizando a vegetação. A medida que vai contando a passagem bíblica, o catequista vai ilustrando mostrando os objetos ou gravuras.
Sugestão de gravuras:
Gn 1, 14-19 (4º DIA)
14Deus disse: “Haja luzes no firmamento do céu, para distinguir o dia da noite; sirvam de sinais para as festas, para os dias e para os anos 15e sirvam de luzes no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim aconteceu: 16Deus fez as duas grandes luzes, a luz maior para regular o dia e a luz menor para regular a noite, e as estrelas. 17Deus as pôs no firmamento do céu para iluminar a terra, 18para governar o dia e a noite e para separar a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom. 19E houve tarde e houve manhã: quarto dia.

Sugestão de gravuras:
Gn 1, 20-23 (5º DIA)
20Deus disse: “Encham-se as águas de multidões de seres vivos, e pássaros voem sobre a terra, no firmamento do céu”. 21Deus criou os grandes animais aquáticos e todos os seres vivos que nadam e que enchem as águas, segundo sua espécie, e toda ave alada, segundo sua espécie. E Deus viu que isso era bom. 22Deus os abençoou, dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e os pássaros se multipliquem sobre a terra”. 23E houve tarde e houve manhã: quinto dia.
Obs.: Dentro da caixinha deve ter gravuras e até mesmo objetos como: Animais de brinquedo ou pelúcia. A medida que vai contando a passagem bíblica, o catequista vai ilustrando mostrando os objetos ou gravuras.
Sugestão de gravuras:
Gn 1, 24-31 (6º DIA)
24Deus disse: “A terra produza seres vivos segundo sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens segundo sua espécie”. E assim aconteceu: 25Deus fez os animais selvagens segundo sua espécie, os animais domésticos segundo sua espécie e todos os répteis da terra segundo sua espécie. E Deus viu que isso era bom. 26Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem, como nossa semelhança; domine sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens e sobre todos os répteis que rastejam pelo chão”. 27E Deus criou o ser humano à sua imagem; à imagem de Deus o criou: homem e mulher os criou; 28Deus os abençoou e disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo ser vivo que rasteja pelo chão”.
29E Deus disse-lhes: “Dou-vos toda planta que dá semente e que está em toda a terra, e toda árvore em que há fruto, que produz semente: serão vosso alimento. 30A todos os animais selvagens, a todas as aves do céu e a todos os seres que rastejam pelo chão e nos quais há um sopro de vida, eu dou como comida toda vegetação”. E assim aconteceu. 31Deus viu tudo que havia feito: era muito bom. E houve tarde e houve manhã: sexto dia.
Obs.: Dentro da caixinha deve ter gravuras e até mesmo objetos como: Animais de brinquedo ou pelúcia, bonecos simbolizando o homem e a mulher. A medida que vai contando a passagem bíblica, o catequista vai ilustrando mostrando os objetos ou gravuras.
Sugestão de gravuras:

E no final do encontro o catequista pode dar aos catequizandos um "Pirulito", vejam a sugestão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário