domingo, 31 de janeiro de 2016













ENCONTROS PRONTOS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE " MATERIAL PASSADO PELA TATIANE DA PARÓQUIA SÃO GONÇALO.

Retiro das catequistas





Histórias

Histórias Infantis do ANTIGO testamento e a Criação


HISTÓRIA INFANTIL - ALEGORIA DAS FERRAMENTAS

Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo o trabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro. O Sr Martelo começou: Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro! Sem mim os movéis não ficarão de pé! Pois eu tenho que martelar os pregos! O Sr Serrote logo quis dar a sua opinião: Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc, toc, toc... O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim, como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor! - Não, não, não! Falou a dona Lixa: Eu sim sou a melhor! Se não fosse Eu os movéis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante! - Ah! Mais não é mesmo! Disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...Tsc, tsc, tsc... - Nada disso, disse a dona Chave de Fenda: Se não fosse Eu, como o carpinteiro iria apertar os parafusos? Eu sim sou a melhor! - Ah! Não! Que absurdo! Disse o Sr Esquadro: Eu sou o mais importante! Sem mim os movéis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. Eu sou o mais importante! As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer... O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um móvel e começou a trabalhar! Ele usou todas as ferramentas. Usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina, os pregos, o martelo, a chave de fenda, a cola e o verniz para deixar o móvel brilhando... Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mas feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo! O carpinteiro foi para casa. Enfim, as ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja! E tinha ficado lindo! Elas chegaram a uma conclusão: Todas eram importantes! Aos olhos do carpinteiro. Ele usou todas! Sem exceção de nenhuma! E o móvel tinha ficado lindo!Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor! (Moral da história) O carpinteiro representa JESUS ou o Pastor de sua igreja, dependendo como você vai usar essa história. As ferramentas representam os membros, ou crianças. Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS. É ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados.

******************************************************************************************


                                                O Carpinteiro

Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas para viver uma vida mais calma com a sua família. Claro que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas ele precisava da aposentadoria.

O dono da empresa sentiu muito em saber que perderia um de seus melhores empregados, e pediu a ele que construísse uma última casa como favor especial. O carpinteiro consentiu, mas com o tempo era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e apenas queria "se livrar" o mais rapidamente possível deste trabalho, trabalhou com  má vontade e utilizou matéria-prima de qualidade inferior. Foi um maneira lamentável de encerrar sua carreira.

Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o dono da empresa veio inspecionar a casa,e, para a surpresa geral, entregou a chave da porta ao carpinteiro. "Esta é a sua casa", ele disse, é o meu presente a você.

Que alegria ! E ao mesmo tempo que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria relaxado. Agora ele teria de morar numa casa feita de qualquer maneira. Ele pensou  muitas vezes: " puxa, se pudesse voltar atrás..."

Assim acontece conosco. Muitas vezes nós construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que o melhor,não parando na própria vida e no tempo que sempre passa. Nos assuntos importantes nós não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, nós olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos "morando na casa que construímos". Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente.

Pense sobre a sua vida. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede. Construa sabiamente. É a única vida que você construirá. Sua vida de hoje é resultado de suas atitudes e escolhas feitas no passado. Sua vida de amanhã será resultado de suas atitudes e escolhas que fizer.  

***********************************************************************************

                                            

                                      A Criação


Leia e Reflita!

Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam

com o que seriam depois de grandes...

A primeira, olhando as estrelas, disse:

- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros.

Para tal, até me disponho a ser cortada.

A segunda olhou para o riacho e suspirou:

- Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.

A terceira árvore olhou o vale e disse:

- Eu quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que,

as pessoas ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.

Muitos anos se passaram, e certo dia vieram três lenhadores e

cortaram as três árvores, todas muito ansiosas em serem

transformadas naquilo com que sonhavam.

Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos!

Que pena!

A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais,

coberto de feno.

A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca,

carregando pessoas e peixes todos os dias.

E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha,

acabou cortada em altas vigas e colocada de lado em um depósito.

E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes:

- Para que isso?

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia

mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu neném

recém-nascido naquele cocho de animais.

E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o

maior tesouro do mundo!

A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando

um homem que acabou dormindo no barco, mas

quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o

homem se levantou e disse: "PAZ"!

E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando

o rei dos céus e da terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se

quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem

foi pregado nela. Logo, sentiu-se horrível e cruel.

Mas logo no Domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira

árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para

salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam

de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

As árvores haviam tido sonhos...

Mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias

do que haviam imaginado.

Temos os nossos sonhos e nossos planos que, por vezes, não

coincidem com os planos que Deus tem para nós; e, quase

sempre, somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Encontro para semana santa

Encontro de Catequese - Tema: Fazendo Memória da Semana Santa

A proposta desse encontro é recordar tudo o que vivemos na Semana Santa. Uma sugestão é fazer esse encontro em forma de uma pequena Gincana, onde vamos explicando cada momento e reforçando com alguma brincadeira.

Acolhida – Prepare um ambiente acolhedor, com símbolos que nos façam lembrar a Semana Santa: ramos, círio, água, pão e vinho, cruz, etc. Acolher a todos com alegria e cânticos animados. Ex: Dança da amizade. O Senhor tem muitos filhos. A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus.

Oração Inicial – Faça uma breve recordação da semana anterior, perguntando como cada um celebrou a sua Semana Santa, o que mais gostaram de reviver, o que aprenderam de novidade, ... Concluir esse momento, falando que Jesus, durante toda sua vida, partilhou conosco o que Ele tinha de melhor: amor, compaixão, humildade, misericórdia, perdão,... Agora, vamos refletir: o que eu tenho de melhor para oferecer ao meu irmão? Quais são as minhas maiores virtudes? Eu tenho colocado em prática tudo o que tenho de bom ou estou sempre fazendo o que é mau? Após a reflexão, de mãos dadas, rezamos com fé esta oração onde nos tornamos todos irmãos: Pai Nosso...

Gincana

Forme duas equipes e peça para cada equipe escolher um líder.

Tarefa 1: Lavando os pés dos discípulos.
Na quinta-feira santa Jesus lavou os pés de seus discípulos para mostrar que, mesmo ele sendo o mestre, estava lavando os pés dos seus amigos, em sinal de humildade e amor ao próximo. Com esse gesto, Jesus nos ensinou que devemos servir uns aos outros e, no Reino de Deus, quem quiser ser o maior, deve ser o menor entre nós. Nesta tarefa, o líder de cada equipe deve lavar os pés um do outro. Marca ponto o líder que lavar com mais carinho, demonstrando amor e alegria ao realizar esta tarefa.

Tarefa 2: Bênção do pão e do vinho
Prepare dois papeis com os nomes PÃO e VINHO e peça para cada equipe sortear um deles. Cada uma deve escrever as palavras que Jesus usou para abençoar aquele alimento durante a última ceia. Marca ponto a equipe que mais se aproximar da forma correta.



Tarefa 3: Perguntas e respostas sobre a Semana Santa
Cada equipe deve escolher dois representantes para responder as perguntas. Entregue duas plaquinhas para cada dupla, contendo C (para as respostas certas) e E (para as respostas erradas). Quando o catequista fizer as perguntas, cada dupla levanta a sua plaquinha. Aqui estão algumas sugestões de perguntas:

- A Semana Santa começa na Quarta-feira de cinzas? (ERRADO, começa no Domingo de Ramos)
- No Domingo de Ramos celebramos o dia em que Jesus entrou na cidade de Jerusalém, montado em um jumentinho e foi aclamado rei pelos judeus. (CERTO)
- Na última ceia, Jesus abençoou o pão e o vinho, transformando em seu próprio corpo e sangue e deu a seus discípulos, pedindo que eles sempre repetissem aquele gesto em sua memória. (CERTO)
- Judas levou os soldados para prenderem Jesus e, para que eles soubessem que era Jesus, Judas lhe deu um abraço. (ERRADO, Judas traiu Jesus com um beijo)
- Quando os soldados prenderam Jesus, Pedro ficou tão revoltado que puxou uma espada e feriu a orelha de um soldado. (CERTO)
- Era costume, na Páscoa soltar um prisioneiro, então o povo pediu que soltassem Jesus. (ERRADO, o povo pediu para soltar Barrabás)
- Na sexta-feira santa celebramos a missa mais importante do ano. (ERRADO, a Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que não celebramos missa, celebramos a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo)
- Na Sexta-feira Santa fazemos a Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado numa cruz para nos libertar do pecado. (CERTO)
- Jesus foi crucificado no meio de dois ladrões que se arrependeram na hora da morte. (ERRADO, somente um se arrependeu e pediu para Jesus se lembrar dele quando estivesse no paraíso. Jesus falou que, naquele mesmo dia eles estariam juntos no paraíso)
- No Domingo de Páscoa celebramos o acontecimento mais importante para nós cristãos: a ressurreição de Jesus. (CERTO)

Tarefa 4: Significado dos símbolos da Páscoa
Prepare o desenho dos símbolos da Páscoa. Cada equipe escolhe um representante que deve sortear um símbolo e explicar o seu significado. Para cada rodada, as equipes escolhem um representante diferente, permitindo a participação de todos. Marca ponto quem explicar corretamente o símbolo.

Tarefa 5: Frase embaralhada
Prepare duas frases sobre a Páscoa. Cada equipe deve sortear uma frase e montar no tempo determinado pelo catequista. Marca ponto a equipe que montar a frase corretamente.
Sugestões:
- Páscoa significa passagem de uma vida de pecado para uma vida nova.
- Na Páscoa, celebramos a ressurreição de Jesus, que venceu a morte.


Tarefa 6: Mímicas
Cada equipe escolhe um representante para fazer mímica de um dos acontecimentos da Semana Santa. Marca ponto a equipe que acertar a mímica dentro do tempo determinado pelo catequista.
- Domingo de Ramos
- Santa Ceia de Jesus e os discípulos
- Judas se enforcou
- Judas traiu Jesus com um beijo
- Ressurreição de Jesus
- Pedro negou Jesus 3 vezes


Reflexão


Após a gincana, prepare uma vela num pires e um copo de vidro. Explique aos catequizandos que Jesus é a luz que ilumina nossa vida e, com a sua luz, ele nos mostra por onde devemos caminhar. Cada um de nós é uma vela também e, assim como Jesus, devemos ser luz na vida de nossos irmãos. Recorde o momento da Vigília Pascal onde acendemos o Círio Pascal e todos acendem sua vela. Enquanto vai explicando, acenda a vela e peça para todos observarem o que acontece. Depois de alguns instantes, pegue um copo de vidro e coloque sobre a vela. O que aconteceu? Por que a vela se apaga? Deixar que os catequizandos expressem o que sentiram. Concluir explicando que a vela se apaga porque falta oxigênio. Assim como esta vela, nós também precisamos de oxigênio para permanecer acesos. E qual é o oxigênio que nos mantém acesos? Levar os catequizandos a compreender que a graça de Deus, a sua misericórdia e o seu grande amor por nós é o nosso principal oxigênio. Quando ficamos distantes de Deus somos como aquela vela que perde o ar e se apaga. Neste momento, você pode pegar outra vela, acender e demonstrar o que devemos fazer quando encontramos um irmão com a luz apagada. Acenda a luz do seu irmão, assim como Jesus acende a nossa luz. Ao final, todos podem cantar o refrão deste cântico: Minha luz é Jesus e Jesus me conduz pelos caminhos da paz.

Oração Final – Antes do encontro, leia o evangelho deste 2° Domingo de Páscoa (Jo 20,19-31). Faça um breve comentário do evangelho, explicando que Jesus apareceu aos discípulos reunidos, assim como estamos neste momento. Jesus sempre saudava a todos desejando a paz e, seguindo o exemplo de Jesus, devemos sempre desejar a paz e fazer a paz acontecer em nosso meio. Juntos, vamos rezar a oração da Paz: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz ...

A paz esteja com todos vocês!

Atividades para semana santa

Atividade sobre a Semana Santa